O que se descobriu?
Descobriu-se a presença da molécula chamada fosfina em nuvens da atmosfera de Vênus.

O que é a fosfina?
Fosfina é uma molécula composta por três átomos de hidrogênio e uma de Fósforo. É um gás fétido, inflamável e tóxico usado como arma química e inseticida. Ela pode ser produzida, por processos abióticos ou bióticos (por microrganismos anaeróbios). Ela é produzida também em laboratório de maneira relativamente fácil.

Quem fez essa descoberta?
Prof. Jane Greaves (Universidade de Cardiff do Reino Unido), Dr. William Bains e Prof. Sara Seager (MIT-EUA).

Como fizeram essa descoberta?
Basicamente, espectroscopia. Usaram dados dos telescópios James Clerk Maxwell (Hawaí) de 2017, e ALMA (Chile) de 2019, analisando a absorção da luz de rádio (emitido pelo próprio planeta) pela molécula de fosfina o estudo foi publicado em 14/08/2020 na revista Nature Astronomy.

Por que essa descoberta é importante?
A presença da fosfina pode indicar a presença de microrganismos na atmosfera de Vênus. A descoberta mostra uma quantidade 10 mil vezes maior do que poderia ser produzido por métodos não biológicos (20 ppb).

Imagem: Jaxa/Isas/Akatsuki Project Team

Quer dizer que descobrimos vida em outro planeta?
Não. Apesar da molécula ser produzida, na natureza, por seres vivos, podem haver mecanismos abióticos não conhecidos ainda que possam produzir a fosfina nessa quantidade.

Como ter certeza se a fosfina venusiana é produzida por microrganismos ou não?
Enviando sondas não tripuladas com capacidade de sobrevoar as camadas atmosféricas onde foi feita a detecção que possam estudar mais a fundo a questão.

O que são bioassinaturas?
São objetos, substâncias ou variações temporais presentes devido a um agente biológico. Ao procurar vida em outros planetas, os astrônomos e astrobiólogos procuram pelas bioassinaturas na atmosfera desses planetas.

Quais exemplos de bioassinaturas gasosas?
Oxigênio, Ozônio, Metano, Óxido Nitroso, Fosfina.

Há a previsão do envio de novas sondas para Vênus?
Sim, a Russia pretende desenvolver a missão Venera D (a ser lançado entre 2026 e 2031), a NASA está desenvolvendo as missões VERITAS e DAVINCI+ previstas para 2026. Certamente com a nova descoberta, essas missões ganharão adaptações para investigar melhor a presença dessa molécula.

Detalhes a serem considerados: A própria detecção da molécula por telescópios ainda precisa ser verificada, há a possibilidade de sinal falso nos dados coletados.

(em edição)