Ontem fiz a estreia da Nikkor 180mm ED. Antes da Lua surgir no céu fiz 60 capturas de 40 segundos em ISO 800 e abertura em f/4. Fiz ainda darks, flats e bias frames, 20 cada um. Eis o resultado:

A foto mostra o Cinturão de Órion (conhecido como "Três Marias"), a Nebulosa da Chama (NGC 2024), Nebulosa M43, e Nebulosa de Órion (M42). Se observar com calma ainda é possível perceber a Nebulosa Cabeça de Cavalo muito fraquinha.

A foto mostra o Cinturão de Órion (conhecido como “Três Marias”), a Nebulosa da Chama (NGC 2024), Nebulosa M43, e Nebulosa de Órion (M42). Se observar com calma ainda é possível perceber a Nebulosa Cabeça de Cavalo muito fraquinha.

Me pareceu muito bom, os lights mostraram um cromatismo típico, mas depois de processados no DSS ficou bem mais discreto. Belo campo, e nitidez. O problema foi na hora de fazer o foco, desliza tão bem que quando apontado para o céu ela vai desfocando sozinha muito rapidamente. Foi preciso colocar entre a lente e a montagem um papelão pra prender a lente e não deixar sair de foco. Com anéis usados para guiagem o problema dever ser resolvido.

Anúncios