Nova imagem que fiz de M42 com o RC8″. Ainda são poucos frames e pouco tempo de exposição. Com o tempo vou aumentar, e certamente as fotos vão melhorar…

RC8"+NEQ6. Câmera Canon 400D XTi. 7 Frames de 10 segundos.

RC8″+NEQ6. Câmera Canon 400D XTi. 7 Frames de 10 segundos.

A Nebulosa de Órion, também conhecida como M42 ou Messier 42, é uma nebulosa de reflexão e emissão situada ao sul do Cinturão de Órion, na constelação de Órion. Ela é uma das mais brilhantes nebulosas e visível a olho nú no céu noturno. M42 está localizada a uma distância de 1350 anos-luz aproximadamente e é a região de formação de estrelas massivas mais próxima da Terra. O tamanho da nebulosa está estimada em cerca de 24 anos-luz de um lado ao outro, e possui uma massa de aproximadamente 2000 vezes a massa do Sol.

Ela é um dos objetos celestes mais estudados e fotografados do céu noturno. Estudos dessa nebulosa revelaram muito sobre o processo de como estrelas e sistemas planetários são formados a partir do colapso de nuvens de gas e poeira. No interior dessa nebulosa, astronomos têm observado discos protoplanetários, anãs marrons, intensos e turbulentos movimentos do gás, e efeitos de fotoionização na nebulosa por estrelas massivas.

 

 

 

Anúncios