Ontem dia 28/11, aqui de Londrina foi possível observar uma ocultação de Júpiter pela Lua. Aproveitei para fazer a estreia do meu novo telescópio. Um Ritchey-Chrétien de 8 polegadas. Bom, o telescópio não é novo. Já passou pelas mãos de alguns excelentes astrônomos e astrofotógrafos até ser dado a mim de presente por um grande amigo… mas isso é outra história.

A ocultação começou às 21h09, e terminou às 21h59 (para Londrina). Não consegui fotografar o primeiro contato, pois estava ainda fazendo alguns testes no telescópio e descobrindo sua “manha”. Mas o segundo contato eu não perdi. Porém, como bom inexperiente, não tirei o melhor que podia da ocasião. Devia ter usado a barlow desde o início do segundo contato (como nas duas últimas fotos). Só fui me ligar depois que o planeta já estava a certa distância do limbo lunar.

