No dia 09 de junho de 2012, o Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH) de Marialva-PR (80Km de Londrina), realizou o seu segundo acampamento astronômico. O Miguel (GEDAL) foi convidado a ministrar uma palestra antes dos inscritos seguirem para o local. Sua palestra foi sobre Astrobiologia.

O local de observação fica há alguns quilômetros fora da cidade. Local limpo e muito bom pra montar os equipamentos. Chegamos em comboio. O ônibus que trazia o pessoal de Maringá atolou numa manobra e quase tombou (veja as fotos). Foi preciso chamar um trator pra desatolar.

Por problemas com a energia não pude ligar a NEQ6. Só levei o Mak 90mm mas nem cheguei a tirar a tampa dele. Só levei pra passear…rsrs… Acabei só tirando algumas fotos de 30 segundos com a Canon T2i. A Canon Xti modificada, recém comprada, não deu pra testar por falta de energia (só tenho adaptador para fonte pra ela).

O céu, apesar de ter melhorado muito no início da noite, estava em condições regulares para observação. Nuvens ralas e persistentes que multiplicavam a PL refletindo as luzes de Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá, e até mesmo de Arapongas ao longe no Oeste. A temperatura, apesar de frio, estava suportável e não chegou a incomodar, umidade regular. Nem cheguei a avaliar o seeing.

Ficamos no local das 21h às 1h aproximadamente. Observei as pessoas, conversei com alguns, sempre de olho no Ian bagunçando no escuro. De Londrina (GEDAL) estavam eu, o Miguel, o Renan, a Nívea e o Ian. Entre organização e inscritos, mais de cem pessoas. Cerca de 8 telescópios à disposição, entre eles um gigante C14.

Havia no local dois geradores a gasolina, um do grupo e outro da equipe de reportagem que estava presente. Pude observá-los rapidamente e achei menos barulhentos que eu imaginava. Se usar um fio bem longo e deixar o gerador bem longe, ele não incomoda. Pode ser uma opção de aquisição.

Destaco a grande dedicação do grupo CAEH na organização e realização do evento. Se esforçaram ao máximo para atender bem a todos… havia bebida quente e lanches (muito bom por sinal!), banheiros químicos… deixo registrado aqui meus parabéns! Certamente me esforçarei para estar presente no próximo acampamento.

Abaixo, minhas poucas fotos:

Anúncios