No dia 8 de dezembro chegou minha última aquisição astronômica, minha NEQ6-Pro Syntrek da SkyWatcher comprada do Armazém do Telescópio. Trata-se de uma montagem equatorial motorizada com sistema de acompanhamento com diversos recursos. Apesar de não possuir um hand control com GO TO ela pode ser comandada por computador e usar esse recurso.

A montagem é uma obra de arte, linda! Acabamento impecável e uma impressão de robustez que impressiona. Fácil de montar porém bem pesada, o melhor é ter um ajudante pra não correr o risco de algum acidente. Depois de montada é bem desajeitada, não tem “pegada” boa pra carregar sozinho.

Além do sistema Syntrek de acompanhamento, a montagem vem com uma luneta polar para alinhamento com asterismos para alinhamento com o polo.

Qual a diferença entre a EQ6-Pro e a NEQ6-Pro?

Pelo que andei lendo na internet a diferença é apenas no fato de que a NEQ6-Pro vem com um dovetail padrão duplo Losmandy/Vixen e uma barra de contrapeso extra (para estender a barra original). A EQ6-Pro foi “discretamente” renomeada como NEQ6-Pro a partir de meados de 2009, sem qualquer alteração na sua especificação geral, o que gerou uma certa confusão de nomes. Alguns dizem que a montagem, com o nome NEQ6 seria destinada a venda somente com um OTA (Explorer 300p da SkyWatcher), mas diversos compradores (inclusive eu) adquiriram a montagem sem OTA.

Qual a diferença entre os sistemas com SynScan GO TO e o Syntrek?

A única diferença entre o Syntrek e o SynScan GO TO é o controlador de mão (hand controller). O controlador de mão do Syntrek não possui GO TO mas, como ambos usam o mesmo motor e placa-mãe, o modelo Syntrek pode ser “atualizado” utilizando o software EQMOD no PC ou Notebook ou ainda usando o controlador V3 SynScan.

Se você sabe algo sobre estas questões, deixe um comentário!

Abaixo, as fotos da chegada e montagem da minha NEQ6-Pro:

Anúncios