Pelo quarto ano seguido estive ministrando mini-curso na Fafipa em Paranavaí, minha querida faculdade onde estudei com queridos professores. Dessa vez o tema foi: “Medindo o Universo”, onde tratamos de distâncias e tamanhos da Terra, Lua e Sol. Pude rever as professoras Marilene, Lucila e Selma.Participantes do curso.

Participantes do curso

No primeiro dia fizemos uma rápida mas interessante observação, tínhamos a Lua em fase crescente, um dia antes da Lua Cheia, “próximo” a ela, Júpiter no Oeste com as quatro galileanas bem visíveis. Também observamos Vênus e Mercúrio a olho nú, estes em conjunção no Leste. Ficamos atentos ao acionamento dos motores do foguete Phobos que não ocorreu, e nesta noite tivemos ainda a maior aproximação de um asteróide com a Terra desde 1976, seu nome: 2005 YU55. Pena que não podia ser visto no pequeno Maksutov-Cassegrain 90mm que levei. Ainda no primeiro dia falamos rapidamente sobre o Sistema Solar e características de cada planeta.

No segundo dia fizemos juntos alguns cálculos básicos, tentando refazer os passos matemáticos de Aristarco, Hiparco e Eratóstenes.

Foi ótimo voltar à minha cidade!

Anúncios