A Nasa divulgou essa semana uma bela sequência de imagens tiradas pela sonda Dawn do maior asteroide do Sistema Solar: Vesta. Veja a imagem abaixo. As várias notícias na internet e nas listas de discussões me animaram a localizá-lo no céu.

Asteróide Vesta. Imagens da sonda Dawn da NASA.

Amanhã dia 5 de Agosto de 2011 Vesta estará em oposição, ou seja, praticamente uma linha reta entre o Sol, a Terra e o Asteroide, isso também significa que ele é visto próximo ao Zênite à meia noite. Sua distância da Terra é menor e obviamente seu brilho é maior e sua visualização fica mais fácil.

Quem está em local totalmente sem poluição luminosa consegue ver o asteroide a olho nú com dificuldade. Na região urbana ele é facilmente localizado com binóculos nesta época.

Ontem com meu binóculo Octans 8×56 consegui ver localizar Vesta em menos de um minuto. Antes de ir lá fora, uma boa analizada no Starry Night marcando os pontos de referência para a observação. —Acompanhe os números no desenho abaixo—(1) Partindo de Sagitário (bule) descendo para o horizonte na direção Leste, (2) primeiramente localizei um asterismo em Capricórnio parecido com um “mini Cruzeiro do Sul”, descendo mais um pouco, (3)duas estrelas brilhantes vistas no binóculo, descendo mais, (4)encontrei um outro asterismo parecido com uma “mini Coroa Austral” com a abertura apontada para Sagitário. Voltando um pouquinho o binóculo para cima (5)quatro estrelas, sendo três bem alinhadas e uma mais para o alto. Lá estava Vesta, era a segunda da direita para a esquerda das três estrelas alinhadas.

Olhando com calma percebe-se um brilho diferente dele em relação às estrelas próximas e de mesma magnitude.

Anúncios