Para ver as fotos desse evento clique aqui.

No dia 15 de junho teremos mais um espetáculo celeste. Um eclipse lunar total. Nós observadores brasileiros só veremos a segunda parte do evento. Isso porque a Lua nascerá totalmente eclipsada no horizonte leste e irá saindo da sombra da Terra a medida que sobe no céu.

Para onde olhar?

Se você quer acompanhar o eclipse basta olhar para o Leste (lado aproximado em que o Sol nasce) próximo das 18h e aguardar. O horizonte a ser observado deverá estar desobstruído. A Lua surgirá  obscurecida e avermelhada, parecida com a última da imagem a seguir. O eclipse será observado até às 19h aproximadamente quando começa a última fase penumbral (U4) que não pode ser percebida a olho nú.

Os dados do eclipse são os seguintes:

Horário de nascimento da Lua (para Londrina – Paraná):    17h44 (horário de Brasília).

Veremos a Lua parcialmente eclipsada desde as 18h02, até o fim da fase umbral (19h02). Os astros próximos ao equador celeste se movem cerca de um grau a cada quatro minutos aproximadamente. Portanto veremos o eclipse até a Lua alcançar entre 15 e 20 graus de altura em relação ao horizonte (cerca de um palmo aberto).

 Obs. Quem estiver em Londrina e quiser observar o eclipse com o grupo Gedal, estaremos no estacionamento do Restaurante Universitário da UEL a partir das 17h30.
Anúncios