A Missão

Foguete Redstone subindo com Alan Shepard.

Em 5 de maio de 1961, apenas 23 dias depois de Yuri A. Gagarin da União Soviética se tornar o primeiro homem no espaço, o astronauta da Mercury, Alan B. Shepard Jr., foi lançado às 09:34 EST a bordo de sua cápsula Freedom 7, impulsionado pelo motor de um Redstone, denominado Mercury-Redstone 3.

O principal objetivo científico do projeto Mercury era determinar a capacidade humana no ambiente espacial e nas situações de ida e retorno do espaço. Alguns dos problemas básicos de vôo incluíam: o desenvolvimento de um sistema de escape automático, o controle do veículo durante a inserção, o comportamento dos sistemas espaciais, a avaliação das capacidades dos pilotos no espaço, monitoramento do vôo, retrofoguetes e as manobras de reentrada, o pouso e a recuperação.

Alan Shepard

Alan Shepard

Altitude: 187,5 Km

Orbitas: 0

Duração: 15 minutos e 28 segundos

Distância: 487,63 Km

Velocidade: 8.262,3 Km/h

Máximo Q (pressão aerodinâmica): 8,63 Kg/cm²

G Máximo: 11

O segundo, ou “quase o primeiro”

Vejamos as palavras de Shepard:

O chimpanzé Enos foi escalado na missão que poderia ter sido de Shepard. Se tivesse ido, ele teria vencido Gagarin.

Essa pequena corrida entre eu e Gagarin, foi realmente, realmente,  muito acirrada. Obviamente, os seus objetivos, as suas capacidades de vôo orbital eram maiores que a nossa nesse período. … Tínhamos levado um chimpanzé chamado Ham no conjunto Mercury-Redstone e tudo funcionou perfeitamente, exceto que havia um detalhe, que no final do vôo com motor ligado, era para ser ejetada a torre de escape, pois ela não era mais necessária, … Por alguma razão, com o vôo de Ham, ela disparou mas não se separou. Assim, o chimpanzé subiu dez a quinze milhas a mais de altitude e outras vinte ou trinta milhas a mais de alcance. Não havia absolutamente nada de errado com a missão. Assim, a recomendação foi, “Ok, vamos colocar Shepard na próxima. Tudo funcionou bem. Assim, se acontecer de novo … não será grande coisa. Shepard vai só um pouco mais alto”. Werner disse que não. Ele disse que queria ter tudo absolutamente certo. Então nós realizamos mais uma missão não-tripulada antes do vôo de Gagarin… em seguida, veio o seu vôo e depois o meu… Se tivessem me colocado nessa missão não tripulada então teríamos realizado o vôo em primeiro lugar, …

Obs. trechos do depoimento foram suprimidos.

O Vôo suborbital de Shepard.

Curiosidades:

Enos é o nome do chimpanzé que vôou na missão que poderia ter sido de Alan Shepard. Se tivesse ido, ele teria sido o primeiro homem no espaço.

Alan Shepard tempos depois iria para a Lua na Apollo 14. Ele estava inicialmente escalado para a Apollo 13, mas como tinha ficado um tempo afastado dos treinamentos de astronauta por motivo de saúde, foi reescalado para a Apollo 14. Se tivesse ido na Apollo 13 não iria pisar o solo lunar, já que essa missão teve problemas e não conseguiu completar a missão.

Devido a um problema técnico, Shepard foi obrigado a esperar horas dentro da cápsula antes do lançamento. A certa altura comunicou que precisava ser retirado para ir ao banheiro. Fato que não poderia acontecer naquele instante. Ele foi autorizado a urinar no próprio traje, e assim ele partiu para a missão.

Recomendo assistir ao filme “Os Eleitos” que conta a história da missão Mercury. Assista também a série “From the Earth to the Moon”.

mais informações: http://www.nasa.gov/externalflash/shepard50/

Anúncios