Nesse mês de dezembro a Editora Duetto lançou uma revista especial temática chamada “Atlas do Céu: Uma Introdução à Noite Estrelada”. Excelente opção para principiantes ou não na astronomia. A revista, como a própria cada diz, traz: 24 mapas do céu, com 87 mil estrelas (até a magnitude 8), mais de 1000 astros interessantes identificados, e mais de 100 fotos do cosmos. São 104 páginas que cobrem todas as 88 constelações.  A revista custa 24,90 na banca e ainda vem de brinde um planisfério do hemisfério celeste sul.

Planisfério e a revista Atlas do Céu

Os mapas estão separados por cor/região do céu, estão presentes as posições de aglomerados abertos e globulares, galáxias, nebulosas difusas e planetárias, delimitação das constelações e outros. Antes de cada mapa duas páginas com fotos e textos explicativos sobre os objetos mais interessantes para se observar.

Detalhe de um dos mapas (região de Sagitário e Escorpião)

Outra boa pedida é a edição de dezembro da Scientific American que trata como matéria de capa “Mundos Ocultos de Matéria Escura”, assunto interessante e relativamente novo na astronomia.

capa da revista SciAm de dezembro.

Material obrigatório!!!

Anúncios