Pelo terceiro ano seguido fui convidado a participar da tradicional  XXII Semana de Ciências e Matemática da Fafipa. Opa… vamos às importantes mudanças…  Primeiro, as  Semanas de Ciências e Matemática pela primeira vez não estão juntas num único evento,  essa que participei foi a Semana de Ciências.  Segundo, a Fafipa agora não será mais faculdade e sim um dos campus da recém formada UEPR (Universidade do Estado do Paraná).

Bom, estive lá apresentando o Mini-curso “Astronomia Básica” nos dias 10 e 11 de novembro e pra minha surpresa alguns alunos se inscreveram pela terceira vez comigo! Pessoal que gosta mesmo de Astronomia!!! No total foram cerca de 30 participantes, entre eles alunos de graduação, professores do PDE e até minha querida professora Aydeé de Física.

Pra começar fomos logo pra quadra de esportes aproveitar o céu limpo e  observar a Lua e Júpiter que estavam altos no céu. Bom, só foi começar a observação e as nuvens chatinhas começaram a se formar. Mas deu para ver os dois astros perfeitamente. A Lua em fase crescente e Júpiter com três das quatro luas galileanas visíveis ao telescópio. Usamos aumentos de 50 vezes, 150 vezes e 280 vezes aproximadamente, nos dois astros. A fila era grande e a observação durou 1h30, que para 30 pessoas é muito pouco. Mas precisávamos continuar o mini-curso. Após o intervalo, falamos sobre Evolução Estelar, mostrando desde no Nascimento até a morte das estrelas.

Turma do Mini-curso no fim da observação

Turma do Mini-curso no fim da observação

No segundo dia apresentamos os temas “Características Gerais do Sistema Solar” e depois “A Lua, A Conquista Espacial, e a Teoria da Conspiração”. Ainda tivemos o sorteio de dois Livros e um DVD, temas dos dois posts anteriores deste blog.

Participantes que ficaram pra foto no fim do mini-curso.

Sempre é bom voltar pra casa. Os quatro anos da minha primeira graduação na Fafipa não tem como esquecer,  foi um tempo de muito estudo e descobertas fascinantes! Os professores maravilhosos!

Registro aqui agradecimentos especiais à professora Dra. Marilene Mieko Yamamoto Pires, a Esp. Sueli Mendes Garcia, a professora Esp. Aydeé Maria May, a professora Msc.  Selma Torres Siriani e  a  professora Dra.  Lucila Akiko Nagashima, que me receberam muito bem como sempre.

Anúncios