Segue o link em alta resolução da foto tirada pela sonda Cassini, onde pode-se perceber a fina sombra que os anéis lançam sobre a superfície gasosa do planeta… Essa composição de 75 fotos foi tirada um dia e meio depois do equinócio em Saturno (12 de agosto). Nesse planeta, os equinócios só ocorrem a cada 15 anos terrestres.
 
*No canto inferior esquerdo está a lua Janus com 179 km de diâmetro. Epitemeus com 113 km, aparece próximo ao centro inferior da imagem. Pandora com 81 km orbita fora dos anéis à direita da imagem. E a pequena lua Atlas com apenas 30 km de diâmetro orbita no interior do anel F no lado direito da imagem. Os brilhos destas luas foram reforçadas entre 30 e 60 vezes para torná-las visíveis.
 

Para esta imagem a sonda estava 20 graus acima do plano dos anéis, e a uma distância de 847.000 quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 50 quilômetros por pixel.
 
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Européia e a Agência Espacial Italiana. A sonda foi lançada em 15 de Outubro de 1997 e entrou na órbita de Saturno em 1 de Julho de 2004. É a primeira sonda a orbitar Saturno.
 
Pra mim é a imagem mais bonita que já vi de Saturno. Impressionante!
 
 
abraço a todos.
 
*só é possível ver as luas abrindo a foto do link no início deste post.
Anúncios