Hoje aconteceu o Solstício de Inverno. Para nós do Hemisfério Sul foi o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa. Em dezembro eu tinha tirado fotos, a partir da minha janela, durante o Solstício de Verão e hoje fui lá na janela de novo e tirei novas fotos. Abaixo duas delas podem se comparadas. À esquerda, a foto de dezembro e à direita a foto de hoje. Nota-se nitidamente a diferença nas sombras da pequena palmeira. Na primeira foto percebe-se que o Sol estava à pino (Londrina fica na Latitude de 23 graus) em nossa cidade neste dia pois não há sombra do tronco da palmeira (observe também o poste). Na segunda foto a sombra da palmeira e do poste são bem visíveis.

.
À esquerda foto tirada em 21 de dezembro de 2008 às 13:24 h (horário de verão) e à direita foto tirada hoje em 21 de junho de 2009 às 12:27 h. Nestes horários o Sol passava pelo meridiano local marcando o meio dia exato. 

Outra coisa interessante a se notar é o verde do gramado e do mato no fundo. No verão as plantas ficam nitidamente mais vistosas em nossa região Subtropical.

 

Anúncios