No último dia 11 o onibus espacial Atlantis decolou para capturar o Telescópio Espacial Hubble para sua última manutenção. A STS-125 é a última missão de um ônibus espacial que não tem destino a ISS. Restam mais outras sete missões para o término da montagem da Estação Espacial, encerrando assim a carreira dos onibus espaciais.
O Hubble está no espaço desde 1990 e já recebeu outras visitas para concerto e manutenção (1993, 1997, 1999 e 2002). Desta vez a Atlantis ficará seis dias com o telescópio acoplado e estão previstas cinco EVA (atividade extraveicular).
Na Imagem o Hubble no compartimento de carga da Atlantis (STS 125). Foto: NASA.
Através do site www.heavens-above.com , fazendo um cadastro e colocando a latitude e longitude do seu local, voce pode ter uma previsão de passagem sobre a sua cidade, do Hubble agora com a Atlantis e depois que a missão terminar, e ainda previsões de passagem da ISS, de satélites, Iridium Flares, etc.
Ontem por exemplo entrei no site vi que teriam duas passagens da Atlantis e do Hubble no início da noite. Preparei a câmera na hora certa fui pra estacionamento do prédio onde moro pra fotografar. Com uma exposição de 30 segundos o que se obtém é um rastro da passagem, pois o que se vê é um pontinho brilhante caminhando no céu (assim como é com satélites).
Aí está a foto:

Este risco na vertical entre os fios de energia é a Atlantis e o Hubble sobre os céus brasileiros a exatamente 20 horas e 5 minutos. Surgiu mais abaixo (próximo ao horizonte) e foi subindo para o zênite, mas desapareceu na sombra da Terra próximo aos 30 graus de altura. Na imagem eles foram capturados passando pela constelação do Cão Menor.

Anúncios